Clique nas imagens para ampliar
Para a realização de uma obra, o empreiteiro ou engenheiro responsável pela construção deve se atentar em relação a vários elementos necessários para garantir o sucesso do empreendimento. Além de utilizar materiais de qualidade, contratar mão de obra qualificada, ter um projeto assinado por um engenheiro, outro quesito fundamental para garantir a solidez da obra trata-se da sondagem de solo para construção.
A sondagem de solo para construção é um processo de análise técnica das condições do solo para a realização da obra. A sondagem visa investigar a qualidade do subsolo do local onde a obra será realizada, a fim de determinar quais estruturas são necessárias para dar firmeza à construção.
O processo de sondagem de solo para construção é feito através de análises de engenharia, onde são verificadas amostras de solo, incidência de lençóis freáticos, também é investigado o perfil geotécnico do local e determinada a resistência do solo através de teste de SPT (Standard Penetration Test).
As principais vantagens da sondagem de solo para construção são o baixo custo e alta eficiência, juntamente com facilidade de sua execução até mesmo em locais de difícil acesso, além de ser um processo que utiliza equipamentos de simples manuseio.
DIFERENTES PROCESSOS DE SONDAGEM DE SOLO PARA CONSTRUÇÃO
Os principais tipos de sondagem de solo para construção são a percussão (SPT), percussão com torque (SPT-T) e sondagem a trado. Basicamente a sondagem a percussão e a percussão com torque seguem os mesmos processos de execução.
A sondagem de solo para construção que utiliza o serviço de percussão (SPT) determina a resistência do solo através de um teste que realiza determinado número de golpes para cravar um barrilete amostrador com peso de 65 quilos, que é solto em queda livre a uma altura de 75 centímetros.
Já o processo de SPT – T de sondagem de solo para construção com torque, investiga as condições geotécnicas do subsolo, avaliando a medida de torque máximo e de torque residual durante o processo de penetração do barrilete amostrador solto em queda livre.
E por fim, a sondagem de solo para construção a trado realiza uma pequena perfuração no solo com uma ferramenta metálica com uma haste ortogonal onde no seu interior é possível inserir amostradores que retiram pequenas porções do subsolo para análise.
Para a realização dos diferentes processos de sondagem de solo para construção é necessário contratar uma empresa de engenharia, especializada em análises geotécnicas, como a Aliança Sondagens. A Aliança Sondagens é uma empresa atuante em sondagens de solo e investigação geotécnica há mais de 10 anos.
A empresa é completamente comprometida com a qualidade dos processos que realiza, além de prezar pela segurança e capacitação do seu corpo técnico de colaboradores. A Aliança Sondagens realiza processos de sondagem a percussão (SPT), sondagem a percussão com torque (SPT-T) e sondagem a trado.
Para saber mais sobre
Ligue para (11) 2205-9071 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!